O que é consórcio
Consórcio é uma maneira de comprar em grupo de pessoas para obter um bem/serviço de alto valor. Nesse modelo, cada participante paga uma parcela por mês, que fica em no fundo. A cada mês, um ou mais recebe o bem, que pode ser por sorteio ou lance. O consórcio é uma alternativa interessante para quem não tem pressa para adquirir um bem e deseja economizar, pois não há cobrança de juros, apenas taxas administrativas.
Uma das principais vantagens do consórcio é a possibilidade de planejamento financeiro a longo prazo. Com um valor fixo mensal, o participante pode programar seus gastos e ter a certeza de que conseguirá arcar com as parcelas até o final do contrato. O consórcio também oferece flexibilidade, de poder antecipar as parcelas, através do pagamento dos lances ou até mesmo utilizando parte do valor para dar um lance maior e aumentar suas chances.
O consórcio não é indicado para quem precisa do bem/serviço de forma imediata, já que não há garantia de quando acontece. Olhe às taxas administrativas cobradas pela administradora do consórcio, que podem encarecer o valor final do bem. Por isso, é fundamental pesquisar e comparar as opções disponíveis no mercado antes de tomar uma decisão.
Como funciona o consórcio
O consórcio funciona por meio da união de pessoas que desejam adquirir um bem ou serviço. Cada integrante paga uma parcela por mês que se soma em um fundo comum, administrado por uma empresa especializada, a administradora de consórcios.
Todo mês, é feito um sorteio e/ou leilão entre os participantes para saber quem será receberá o bem ou serviço. Os contemplados podem utilizar o montante do crédito para adquirir o bem desejado ou contratar o serviço, mediante aprovação da administradora.
O consórcio pode ter prazos e valores diferentes, de acordo com a necessidade de cada participante. Os participantes firmam o contrato com a administradora, que tem a responsabilidade de assegurar a lisura e a legalidade de todo o processo. Quando o contrato acaba, todos os integrantes recebem o bem ou serviço, desde que tenham pago as obrigações financeiras.
É uma boa fazer consórcio
Fazer um consórcio é uma opção para quem quer comprar algo de um valor alto, como uma casa, apartamento, carro ou viagem, e não tem pressa para pegar rápido. Isso porque o consórcio oferece a possibilidade de planejamento financeiro a longo prazo, sem a cobrança de juros, o que pode representar uma economia significativa. O consórcio também é uma alternativa para quem não tem recursos suficientes para dar uma entrada ou financiar, pois é possível pagar parcelas menores.
Vale avaliar se o consórcio é a melhor forma, levando em consideração as taxas administrativas, a possibilidade de contemplação e o prazo para receber. Pesquise e compare as opções disponíveis no mercado, antes de tomar uma decisão e entenda se o consórcio está adequado às suas necessidades e objetivos financeiros.
É difícil ser contemplado no consórcio
É preciso ter sorte para receber o bem ou serviço. Pois isso pode acontecer por sorteios ou lances, dependendo da forma como o grupo estabeleceu a compra. É possível elevar as chances de receber o bem através de lances, oferte valores adicionais e pague-os para aumentar as chances.
Outra maneira de ter o bem é por sorteio, que acontece mensalmente entre os consorciados não contemplados. É importante salientar que, mesmo que o participante não seja receba imediatamente, ele deve pagar as parcelas até o fim do contrato, o que pode representar uma economia financeira significativa, já que não há incidência de juros.
É fundamental avaliar se o consórcio é a melhor opção, levando em consideração a contemplação e o prazo para receber o bem ou serviço.